quarta-feira, 24 de setembro de 2014
O que me encantou a profissão de Engenharia Mecânica
Eu sempre fui apaixonado por motores e depois que eu comecei a frequentar as aulas de OPEE eu tinha que decidir que profissão eu devo seguir, é bem interessante saber como funciona carros, motos etc. eu escolhi esta profissão pois ela foi a que mais chamou a minha atenção, eu gosto muito dessa profissão e espero exercer ela no futuro.
Engenharia Mecânica e algumas curiosidades
Engenharia Mecânica e algumas curiosidades
Desde a pré-história, o homem sempre procurou facilitar suas tarefas diárias, visando automatizá-las e reduzir seu trabalho. O emprego de dispositivos mecânicos - como os que hoje engenheiros mecânicos utilizam, porém com maior tecnologia e adaptados à realidade atual - remonta aos tempos antigos. Entre os primeiros exemplos destes sistemas, pode-se citar controles de vazão e nível nos reservatórios de água na Roma Antiga, o relógio mecânico inventado no século XII e a máquina aritmética da Pascal, do século XVII.
Com a Revolução Industrial, a mecanização ganhou novo fôlego e deu um salto tecnológico, com a criação de evoluídas máquinas de tecelagem, moagem, a vapor e até de criptografia, como a criação das gráficas de jornais (época do surgimento da imprensa).
Nos tempos atuais, o advento dos computadores e constante digitalização são fatores que mais contribuem para aplicação e modernização dos sistemas de controle desenvolvidos há centenas de anos pelo homem; e a engenharia mecânica tem importante espaço neste setor. Ela contribui com a concepção e manutenção de novos projetos que visem facilitar e acelerar o desenvolvimento tecnológico e humano.
Curiosidades sobre a mecânica de Leonardo DaVinci
· Leonardo Da Vinci planificou várias máquinas voadoras, entre elas, o parafuso aéreo que inspirou o primeiro modelo de helicóptero!
· Leonardo Da Vinci acreditava que a visão era o sentido mais importante de todos! Foi através da experiência empírica que este construiu grande parte da sua obra no ramo da engenharia e mecânica valorizando dessa forma uso dos sentidos. Os esboços de um tanque semelhante a uma tartaruga e os de um “Ornithopter” (máquina voadora com asas movíveis semelhantes as das aves) são alguns exemplos.
· Leonardo da Vinci desenhou o que se pensa ser o primeiro fato de mergulho funcional do mundo, apesar de tal feito ter sido atribuído ao alemão Karl Heinrich Klingert em 1797.
· Leonardo esboçou várias máquinas de guerra entre elas, um tanque de combate e catapultas de contra-peso e braço flexível, contribuindo assim para o avanço da engenharia militar.
No entanto, apenas o fazia como meio de subsistência na medida em que mostrava um enorme desprezo pelas guerras humanas.
Reportagem retirada do blog :http://bloggerdoengenheiro.blogspot.com.br/2011/06/engenharia-mecanica-e-algumas.html
Engenharia Mecânica
SOBRE O CURSO
Seja um profissional completo respeitando padrões éticos, humanos e ambientais. Formação de profissionais completos. O Engenheiro Mecânico formado pela UNICID desenvolve a habilidade de projetar a construção de máquinas, equipamentos e instalações, utilizando sistemas de aquecimento e de refrigeração além de ferramentas específicas para a indústria mecânica.
MERCADO DE TRABALHO
As diversas atividades do egresso. O Engenheiro Mecânico tem a função de projetar e desenvolver a construção de máquinas, equipamentos e instalações. Ele atua também no controle da qualidade do produto final, desenvolvendo sistemas e dispositivos para esta finalidade. Inúmeras possibilidades de atuação. O mercado de trabalho para este profissional é amplo e inclui a indústria automobilística, têxtil, metalúrgica, siderúrgica, etc. Ele poderá também elaborar estudos e projetos; participar da direção, fiscalização e construção de máquinas e motores; desenvolver instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas e participar de trabalhos de instalação mecânica referentes à energia térmica e aproveitamento da energia.
Como surgiu a Engenharia Mecânica
A ENGENHARIA MECÂNICA como conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças tecnológicas, mas as inovações só começaram mesmo após Isaac Newton publicar suas três principais leis, em 1687: O Princípio da Inércia, da Dinâmica e de Ação e Reação. Gregos e Chineses já haviam criado inúmeros mecanismos, como bombas d’água, motores a vapor. Mas foi só a partir do século XVIII que a Revolução Industrial mudou de vez a fabricação de máquinas, inaugurando uma nova era para as Engenharias.
Em 1847, no berço da Revolução, surgiu o primeiro Instituto de Engenheiros Mecânicos da Inglaterra. Foi então que governos da Europa e dos Estados Unidos passaram a investir cada vez mais em pesquisas na área, o que permitiu a criação dos motores movidos a combustível. O primeiro automóvel surgiu em 1885 na Alemanha, e em 1893 foi patenteado o primeiro motor a diesel. Logo em seguida surgiram no ar os primeiros aviões e desde então o cotidiano nunca mais foi o mesmo: as máquinas passaram a fazer parte da agricultura, da vida doméstica, do trabalho, do entretenimento e de quase tudo à nossa volta.
Faculdades e Universidades Que oferecem o curso de Engenharia Mecânica
Onde Estudar
• Graduação
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – São Paulo – Divisão de Engenharia Mecânica
Universidade de Brasília – Graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Itajubá – Minas Gerais – Instituto de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Pará – Faculdade de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais – Curso de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade de São Paulo – Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Faculdades, Universidades e Escolas Técnicas na Baixada Santista que oferecem o curso de Engenharia Mecanica.
Universidade Santa Cecília-Engenharia Mecânica
UNIP -Engenharia Mecânica
Reportagem retirada do site: http://www.juventudect.fiocruz.br/node/128
http://www.unicid.edu.br/graduacao/curso/engenharia-mec-nica/?gclid=CjwKEAjw14mhBRC0vdSNkI2l7CASJAC8OFS0nibc0g42VqOVJaLR_Y6RD6SImQvH_1pwKqlbMixacRoCexzw_wcB Dia 24/09/2014 as 13:29
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Ducati Scrambler tem novas imagens divulgadas antes do lançamento
A Ducati mostrou novas imagens da Scrambler, que será lançada em 30 de setembro na Alemanha. Até a estreia no salão de Colônia, a fabricante divulgará uma imagem por dia, revelando aos poucos os detalhes da novidade que deve chegar ao Brasil em 2015.A Scrambler retoma o nome de um modelo fabricado entre 1962 e 1974, mas não será uma "vintage", diz a fabricante.
"É uma interpretação contemporânea da moto produzida na década de 1970, exatamente como se a Ducati não tivesse parado de produzí-la", afirmou a companhia
Em julho deste ano, o G1 pôde ver um protótipo da moto, mas sem fotografar. Ela tinha motor bicilíndrico de média cilindrada, luzes de LED e painel digital.
O lançamento será o modelo mais barato da marca e tem como objetivo atrair novos cliente, principalmente os mais jovens.
Reportagem retirada do site:http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/09/ducati-scrambler-tem-novas-imagens-divulgadas-antes-do-lancamento.html Dia 23/09/2014 as 19:04
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Produção de motocicletas em agosto cai 4,2%, diz Abraciclo
A produção de motos no Brasil caiu 4,2% em agosto na comparação com julho, disse nesta segunda-feira (8) a Abraciclo (associação dos fabricantes de motocicletas). Foram produzidas 129.768 unidades, contra 135.504 em julho. Em relação a agosto de 2013 a queda é ainda maior, de 17,8%. Na época, foram fabricadas 157.854 motos.
No acumulado do ano, a queda é de 7%. Até agosto, a produção alcançou 1,03 milhão de unidades, contra 1,11 milhão no mesmo período do ano passado.
Emplacamentos
Em agosto, foram emplacadas 111.291 motocicletas contra 121.012 unidades em julho. A queda foi de 8%. Confrontando os números com agosto do ano passado, de 129.050 motos, a retração foi de 13,8%.
Em agosto, foram emplacadas 111.291 motocicletas contra 121.012 unidades em julho. A queda foi de 8%. Confrontando os números com agosto do ano passado, de 129.050 motos, a retração foi de 13,8%.
Nos 21 dias úteis do mês, a média diária foi de 5.300 unidades, contra 5.261 unidades em cada um dos 23 dias úteis de julho (alta de 0,73%).
Exportações
Na contramão da produção, as exportações tiveram alta de 26,7% em relação a julho. Foram 9.530 unidades contra 7.519 em julho. Porém, na comparação com agosto de 2013, houve queda de 31,6%, quando foram exportadas 13.941 motos.
Na contramão da produção, as exportações tiveram alta de 26,7% em relação a julho. Foram 9.530 unidades contra 7.519 em julho. Porém, na comparação com agosto de 2013, houve queda de 31,6%, quando foram exportadas 13.941 motos.
Reportagem tirada do site:http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/09/producao-de-motocicletas-em-agosto-cai-42-diz-abraciclo.html no dia 09/09/2014 as 22:06
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Futura 'nacional', KTM RC 390 é lançada na Europa
A KTM realizou no último final de semana na Itália o lançamento oficial para a imprensa da nova RC 390. A pequena esportiva será feita na Índia e ganhará produção no Brasil,
provavelmente no próximo ano, segundo os planos da fabricante anunciados em junho.
Ao lado da 125, a segunda motocicleta da família RC chega com motor monocilíndrico que desenvolve 43,5 cavalos de potência - o mesmo 375cc usado na 390 Duke.
provavelmente no próximo ano, segundo os planos da fabricante anunciados em junho.
Ao lado da 125, a segunda motocicleta da família RC chega com motor monocilíndrico que desenvolve 43,5 cavalos de potência - o mesmo 375cc usado na 390 Duke.
Além de visual e quadro esportivos, a novidade tem distância entre eixos quase 3 centímetros mais curta e curso de suspensão reduzido (125 mm), em relação a Duke.
A RC 390 pesa 147 kg sem fluidos e possui tanque de 10 litros. No mercado brasileiro, ela deve disputar a preferência dos consumidores com a Kawasaki Ninja 300, que tem 39 cv e pesa 172
Reportagem retirada do site: kg.http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/09/futura-nacional-ktm-rc-390-e-lancada-na-europa.html dia 04/09/2014 as 21:11
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Melhores motos para viagens longas
Escolher a moto que irá nos conduzir por longos quilômetros em uma longa viagem não é tarefa simples, não é mesmo? Encontrar o veículo ideal, que una segurança, conforto e boa motorização, para as mais adversas condições de dirigibilidade é fundamental para que cheguemos bem a nosso destino.
Exatamente por essa razão é necessário fazer uma ampla pesquisa no mercado, lendo comparativos, vendo vídeos e, quem sabe, até mesmo fazendo test drives para que se possa chegar à melhor escolha.
Motos Maxitrail são as melhores para viagens longas
Em geral, as motos maxitrail são consideradas as melhores opções, mesmo porque são as motos especiais para viagens e aventura, por excelência.
O que são as motos maxtrail?
As motocicletas maxitrail se caracterizam por apresentar o chassi perfeito para esse tipo de empreitada, uma vez que contam com suspensão de longo curso, bem como pneus mistos, com rodas de maior diâmetro.
Reportagem retirada do site: http://www.gadoo.com.br/carros-e-motos/melhores-motos-para-viagens-longas/ Dia 01/09/2014 as 17:18
Assinar:
Postagens (Atom)