quinta-feira, 10 de abril de 2014

BMW inicia produção de seu 1º scooter elétrico, o C Evolution

Depois de ser apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt em 2013, o primeiro scooter elétrico da BMW começou a ser produzido nesta sexta-feira (4), em Berlim, na Alemanha. As vendas do C Evolution têm início na Europa este mês por 15.000 euros, equivalente a cerca de R$ 47 mil (cotação do dia).
Apesar de a empresa ter começado a vender o scooter C 600 Sport no Brasil, modelo com motorização movida a gasolina, ainda não há intenção do scooter elétrico no país, disse ao G1o diretor da BMW Motorrad no Brasil, Federico Alvarez.
O C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V.
Montagem do C Evolution na planta da BMW em Berlim (Foto: Axel Schmidt / Reuters)Montagem do C Evolution na planta da BMW em
Berlim (Foto: Axel Schmidt / Reuters)
De acordo com a BMW, a aceleração do scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.

Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport e C 650 GT são nítidas.
Regeneração de energia
Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia.
BMW C Evolution (Foto: Divulgação)BMW C Evolution (Foto: Divulgação)
O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido.

No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.
Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.
BMW C Evolution (Foto: Divulgação)BMW C Evolution (Foto: Divulgação)
Scooter não tem chassi convencional
Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.

Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo.

O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.
Painel do BMW C Evolution (Foto: Rafael Miotto/G1)Painel do BMW C Evolution (Foto: Rafael Miotto/G1)
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BMW C Evolution (Foto: Rafael Miotto/G1)C Evolution foi destaque da BMW no Salão de Milão 2013 (Foto: Rafael Miotto/G1)Esta reportagem foi retirada do site:http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/04/bmw-inicia-producao-de-seu-1-scooter-eletrico-o-c-evolution.html

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