O cálculo para quantidade de matéria-prima necessária para a produção industrial é feita por esse profissional, que também providencia moldes das peças que serão fabricadas. Outra tarefa é criar protótipos e testar os produtos obtidos. Normas e procedimentos de segurança para a produção são definidos pelo engenheiro mecânico.
O controle da qualidade e análise de resistência dos materiais é função dessa Engenharia, que também calibra e confere medidas. O profissional trabalha em conjunto com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação de sistemas.
O mercado para o engenheiro mecânico está aquecido, especialmente nas montadoras de automóveis, fábricas de autopeças e de alumínio. O trabalho em projetos de linhas de produção, máquinas e aparelhamento também é bastante rentável.
O crescente impulso do setor imobiliário eleva a procura por engenheiros mecânicos especialistas em maquinário pesado. A região Sudeste, por ser o maior pólo da indústria nacional, principalmente no ABC paulista, emprega mais. Mas a demanda nos estados do Sul tem angariado profissionais para atuar na indústria automobilística e de equipamentos. No Nordeste, as chances são para a área de petróleo, autopeças e agroindústria, em razão da necessidade de manutenção das máquinas agrícolas.
As chances para quem passa cinco anos na graduação de Engenharia Mecânica são amplas. O curso tem bastante aceitação no mercado e o profissional sai da academia com uma expectativa de salário inicial no valor de R$ 3.000.
As principais matérias vistas durante o curso são: Economia para Engenharia, Desenho Técnico Assistido por Computador, Estrutura e Propriedades dos Materiais, Termodinâmica, Resistência dos Materiais, Vibrações de Sistemas Mecânicos, Ensaios dos Materiais, Física Geral, Algoritmos e Programação de Computadores, Usinagem dos Materiais, Transferência de Calor, Engenharia Assistida por Computador, Química, Estatística para Experimentalistas.
Instituições
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: : UnB, UDF.
Goiás: UFG, IFG, Fesurv, Unip, UniEvangélica, Alfa.
Mato Grosso: UFMT, FAC.
Mato Grosso do Sul: UCDB, Uniderp.
Região Nordeste
Bahia: UFBA, UFRB, Univasf, UESC, Unifacs, UniJorge, Senai Cimatec, FATEC-BA.
Ceará: UFC, Unifor, Fanor.
Maranhão: UEMA.
Paraíba: UFCG, UFPB, FMN.
Pernambuco: UFPE, IFPE, UPE, Uninassau.
Piauí: UFPI, IFPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, Ufersa, UNP.
Sergipe: UFS.
Região Norte
Amazonas: UFAM, IFAM, UEA, UniNorte.
Pará: UFPA.
Região Sudeste
Espírito Santo: UFES, IFES, UVV, FAESA.
Minas Gerais: UFMG, UFOP, UFJF, UFSJ, UFU, UFV, UFTM, UFVJM, Unifei, Cefet-MG, PUC-Minas, UNA.
Rio de Janeiro: UFF, Uerj, PUC-Rio, UFRJ, IME, UCP, UGF, Estácio, UCAM.
São Paulo: Unesp, Unicamp, USP, Mackenzie, UFSCar, UniABC, Unip, ITA, USJT, Uninove, UniTau, UMC, Unisal.
Região Sul
Paraná: UFPR, UTFPR, UEM, Unioeste, PUCPR, UTP, UP.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFSM, Unipampa, Furg, IFRS, IFSul, PUCRS, UniSinos, UPF, UCS, Ulbra, Feevale, Unisc, URI, UniRitter, UniVates.
Santa Catarina: UFSC, Udesc, Univille, Univali, Unoesc, UnoChapecó, CatólicaSC.
Reportagem tirada do site :http://vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/engenharia-mecanica.htm
dia 23/08/2014 as 16:19