sábado, 16 de agosto de 2014

Quer uma moto usada? Veja 10 itens para checar antes da compra PARTE 2

Parte 2:
6) Pedaleiras, manoplas e manetes
Esses são os componentes onde tocam as mãos e pés do motociclista. Eles devem mostrar marcas de uso coerentes com a quilometragem e a idade da motocicleta. Uma manopla com pequenos ralados nas extremidades é algo natural, assim como a ponta dos manetes de embreagem e freio dianteiro terem leves arranhões. Já uma manopla muito ralada e um manete com a ponta torta, ou limada, indica tombo. Pedaleiras tortas ou com borracha raspada também denunciam facilmente se houve contato imediato do 1º grau com o chão. De novo, é preciso ter coerência: moto gasta com tais componentes muito novos é algo suspeito.
7) Comandos
Mesmo que você não conheça o modelo da moto pelo qual está interessado, lembre-se que nenhum fabricante é sádico e que, portanto, acelerador e embreagem não podem ser duros demais para serem acionados. Embreagem dura é sinal claro de fim de vida útil. Acelerador duro pode indicar problemas no cabo ou algo ainda pior, resultante de montagens e desmontagens desatentas. Quanto ao câmbio, os engates devem ser fáceis e “secos”, e as marchas não podem escapar, o que pode apontar para um câmbio maltratado.
8) Banco
Moto usada deve ter um banco com cara de usado, assim como o contrário. É preferível uma capa de banco original desgastada a uma novinha, seja original, seja do mercado paralelo. A troca deste componente pode ser indício de um acidente considerável, pois o que normalmente é afetado em tombinhos menores são outras partes, nunca o banco.
9) Painel e sistema elétrico
Tudo deve funcionar, certo? Certo! Especialmente as chamadas “luzes-alerta”. Modelos de motos mais básicas têm um conjunto de luzes essencial e que indicam coisas simples, como farol alto e pisca-pisca ligado. Já motos mais modernas ou maiores têm luzes para alertar sobre coisas importantes, como pressão do óleo ou problemas no sistema de injeção. Ao girar a chave, é usual que todas as “luzes-alerta” acendam para mostrar que suas lâmpadas funcionam, para depois se apagarem. Caso uma luz importante não acenda – ou pior, fique acesa direto –, problema sério à vista.
10) Acessórios
Baús, bauletos, bolsas laterais, faróis auxiliares, guidões, espelhos e manetes especiais são alguns dos possíveis acessórios e componentes instalados para tornar a moto mais prática ou personalizada. Para que nada disso seja fonte de problemas, observe bem a qualidade da instalação e dos componentes. Em primeiro lugar, nenhuma instalação ou adaptação deve modificar partes estruturais da moto, com o chassi ou o suporte do assento. Lembre-se que, em primeiro lugar, deve vir a funcionalidade. Por exemplo, os espelhos retrovisores devem servir para ver o que se passa atrás de você e não apenas serem bonitinhos. A regra também vale para comandos imprescindíveis como os manetes e o guidão.
Reportagem retirada do site: http://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos/post/quer-uma-moto-usada-veja-10-itens-para-checar-antes-da-compra.html Dia 16/08/2014 as 15:04

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