A alegria de comprar uma moto zero km é inigualável, mas quem precisa economizar pode encontrar boas opções no mercado de usadas. Com o mesmo valor de uma nova dá até para levar um modelo maior, mais equipado ou sofisticado.
Dizem que, assim que sai da revenda, qualquer motocicleta zero km perde cerca de 20% de seu valor. O percentual é um exagero, mas bastam poucas centenas de quilômetros marcados no hodômetro para provocar depreciação. Motos seminovas, chamadas de “filés” no mercado, são raras, difíceis de encontrar. O mais comum é ter de optar por uma moto com um ou mais anos de uso. Seja qual for a alternativa, a moto usada sempre traz certo risco, se a compra não for feita de uma pessoa conhecida, como parente ou amigo.
Realizar a compra em concessionárias autorizadas e lojas especializadas de renome ajuda a evitar dores de cabeça, até porque elas costumam oferecer garantia. Caçar a sua futura moto em anúncios dos particulares pode ser ainda mais vantajoso em termos de preço, mas requer cuidado e atenção redobrada. Um olhar atento antes da conclusão do negócio evita muitos problemas.
Realizar a compra em concessionárias autorizadas e lojas especializadas de renome ajuda a evitar dores de cabeça, até porque elas costumam oferecer garantia. Caçar a sua futura moto em anúncios dos particulares pode ser ainda mais vantajoso em termos de preço, mas requer cuidado e atenção redobrada. Um olhar atento antes da conclusão do negócio evita muitos problemas.
Veja abaixo dez itens importantes para checar antes de fechar negócio:
1) Documentação
Por meio do número do Renavam, que está em todo documento de veículos no Brasil, é possível verificar dados sobre o proprietário e endereço, além de saber se há alienação (se o veículo está financiado), se tem multas etc. Despachantes cobram por este tipo de pesquisa, mas ela pode ser feita sem custo pela internet nos sites do departamento de trânsito (Detran) do estado em que a moto está licenciada. Importante também, estando cara a cara com a moto, é verificar a aparência da marcação do chassi na coluna da direção(foto ao lado)e o lacre da placa. Não deve haver nenhum tipo de adulteração.
Por meio do número do Renavam, que está em todo documento de veículos no Brasil, é possível verificar dados sobre o proprietário e endereço, além de saber se há alienação (se o veículo está financiado), se tem multas etc. Despachantes cobram por este tipo de pesquisa, mas ela pode ser feita sem custo pela internet nos sites do departamento de trânsito (Detran) do estado em que a moto está licenciada. Importante também, estando cara a cara com a moto, é verificar a aparência da marcação do chassi na coluna da direção(foto ao lado)e o lacre da placa. Não deve haver nenhum tipo de adulteração.
2) Mecânica
Mesmo sem grande conhecimento de mecânica, é possível saber se um motor está saudável ou não dando a partida com ele 100% frio (verifique a temperatura colocando a mão no motor ou no escape). Nesta condição, ele deve pegar facilmente e não apresentar ruídos metálicos que sumam depois de alguns segundos, o que indica folga excessiva em componentes fundamentais como virabrequim/bielas, pistões e sistema de válvulas e seu acionamento. Fumaça saindo do escapamento pode até ser considerada normal, especialmente em dias frios, pois ela não será fruto da tão temida queima de óleo, mas sim da simples condensação. Se, após alguns minutos de aquecimento, o escape continuar fumando e se a fumaça for azulada e aumentar com a aceleração, corra: é óleo queimado, sinônimo de motor cansado no fim de vida.3) Óleo
Mesmo sem grande conhecimento de mecânica, é possível saber se um motor está saudável ou não dando a partida com ele 100% frio (verifique a temperatura colocando a mão no motor ou no escape). Nesta condição, ele deve pegar facilmente e não apresentar ruídos metálicos que sumam depois de alguns segundos, o que indica folga excessiva em componentes fundamentais como virabrequim/bielas, pistões e sistema de válvulas e seu acionamento. Fumaça saindo do escapamento pode até ser considerada normal, especialmente em dias frios, pois ela não será fruto da tão temida queima de óleo, mas sim da simples condensação. Se, após alguns minutos de aquecimento, o escape continuar fumando e se a fumaça for azulada e aumentar com a aceleração, corra: é óleo queimado, sinônimo de motor cansado no fim de vida.3) Óleo
Na maioria dos modelos, a vareta (ou visor) do nível de óleo é de fácil acesso. Ele deve estar no nível certo, mas é a tonalidade do óleo e, principalmente, a sua consistência que revelam o estado do motor.
Óleo claro demais significa novo, recém trocado (foto ao lado). Em geral, óleo escuro é óleo usado, mas atualmente os lubrificantes têm aditivos detergentes que agem de modo rápido e, em motores mais rodados, o óleo escurecer rapidamente pode ser considerado algo normal.
Então, como checar a qualidade? Donos relaxados por vezes optam pela economia de, em vez de trocar o óleo, completar o nível. Com isso, o óleo vai engrossando e perdendo suas características lubrificantes. Pingue uma gota de óleo na ponta do indicador e com o polegar analise a consistência: se parecer graxa e sujar demasiadamente seus dedos (e cheirar a gasolina), é óleo velho ou óleo com especificação errada, mais grosso, colocado justamente para disfarçar os barulhos metálicos “do mal” citados no item anterior.
4) Sinais de desmontagem
Motores de motocicletas são expostos e, por isso, facilitam uma análise importante, relacionada a marcas de desmontagem. Parafusos e porcas estão ali bem na sua cara, e considerando que é praticamente impossível desmontar um motor sem deixar marcas nesses componentes, ver sinais ou, o oposto, ver parafusos e porcas cujo metal pareça ser bem mais novo do que as partes metálicas ao redor é algo para se desconfiar. Outra verificação recomendada é no cárter, a parte de baixo do motor, a mais próxima do solo. Marcas de raspadas são aceitáveis; os amassados, não, e muito menos “cicatrizes” deixadas por soldagem.
Motores de motocicletas são expostos e, por isso, facilitam uma análise importante, relacionada a marcas de desmontagem. Parafusos e porcas estão ali bem na sua cara, e considerando que é praticamente impossível desmontar um motor sem deixar marcas nesses componentes, ver sinais ou, o oposto, ver parafusos e porcas cujo metal pareça ser bem mais novo do que as partes metálicas ao redor é algo para se desconfiar. Outra verificação recomendada é no cárter, a parte de baixo do motor, a mais próxima do solo. Marcas de raspadas são aceitáveis; os amassados, não, e muito menos “cicatrizes” deixadas por soldagem.
5) Tinta
Brilho na pintura pode indicar um dono cuidadoso ou uma moto recém-pintada. Nesse caso, é necessário saber por qual razão ocorreu a repintura. Bom senso também ajuda para lembrar que, se a moto tem um ou dois anos de uso, e quilometragem relativamente baixa, faz sentido a pintura parecer quase nova. Porém, se a moto tiver quilometragem abundante e bons anos no lombo, milagre não existe. Assim, marcas de desgaste, riscos e até pequenos amassadinhos devem fazer parte do conjunto.
Brilho na pintura pode indicar um dono cuidadoso ou uma moto recém-pintada. Nesse caso, é necessário saber por qual razão ocorreu a repintura. Bom senso também ajuda para lembrar que, se a moto tem um ou dois anos de uso, e quilometragem relativamente baixa, faz sentido a pintura parecer quase nova. Porém, se a moto tiver quilometragem abundante e bons anos no lombo, milagre não existe. Assim, marcas de desgaste, riscos e até pequenos amassadinhos devem fazer parte do conjunto.
Continuação na próxima postagem.
Esta reportagem foi retirada do site: http://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos/post/quer-uma-moto-usada-veja-10-itens-para-checar-antes-da-compra.html . No Dia 14/08/2014 As 16:20
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